6 de nov. de 2005

Walk Calendar

Terminei hoje a semana 9 do meu programa de caminhada. O empurrãozinho foi dado pela Ophra. Assistia na GNT o programa do David Letterman, até que trocaram o seu horário para a madrugada e dentre novos programas, apareceu o show da Ophra Winfrey. Não dá para assistir sempre, pois o auditório dela é tão fanático, que parece público de igreja evangélica cantando gospel. Mas uma das vezes que assisti, falou-se em condicionamento físico, força de vontade, estabelecimento de objetivos e fazer um "Walk Calendar" para se iniciar e manter um programa semanal (5 dias) de caminhada. E a dica era aumentar 2 minutos a cada semana.
Preciso melhorar a química do meu sangue, para reduzir as drogas diárias que tomo. Este equilíbrio do colesterol & cia, glicose e pressão com remédio doi no bolso e daqui há um tempo vai doer no fígado. Deu o estalo para começar, não parar e manter a frequência. Se não for assim, não adianta nada. Comecei então andando 14 minutos. Cinco dias na semana, você folga dois e aí é que é o problema. Não pode vacilar. Deixar para mais tarde, deixar para amanhã e aí a semana acaba. Tem que persistir. Esta semana 9 terminei com 30 minutos. Caminhando a uma velocidade média de 5.0 km/hora, dá cerca de 2500 metros. Equivale a quase duas voltas no complexo do Maracanã (1300 m/volta).
Hoje fiz o balanço da jornada: andei os 30 minutos sem problemas de respiração e sem pensar em parar. Quando comecei, depois de 5 minutos andando e a respiraçao acelerando com os batimentos cardíacos, pintava o pensamento de reduzir o tempo. Parar antes do previsto. Aí é que entra a força de vontade dizendo para seguir em frente. Um minuto demora uma eternidade para passar. Não há meio do relógio andar. Com o tempo você sente que vai entrando em forma. Nos primeiros dias andei segurando nas guias laterais da esteira, para manter o equilíbrio. Agora dá para andar e correr, sem nenhum problema, pois a musculatura das pernas já está melhorzinha, apesar de continuar dolorida. Mas vai ficando mais fácil. A respiração não acelera muito e dá pra levar.
O display da Caloi informa que consumi 580 calorias nesta semana. Não é nada não é nada, não é nada mesmo. Pois os bombons da Garoto e o big mac + frita manda essa aritmética para o "vinagre". Mas vou tentar continuar e procurar o doutor para apanhar a requisição para o exame de sangue. Ufa!

Nenhum comentário: