25 de fev. de 2006

O Espetáculo do Crescimento


Sairam ontem os números do crescimento do País. Andando na cidade e conversando com as pessoas, não precisa nem ver esses números. Pois dá para ver que a economia do Estado do Rio (e do País) está crescendo "que nem rabo de cavalo". Volta e meia discursos nos levam a crer que estamos na China. Mas logo logo vemos que trata-se de bravata. Aliás, com 40 dias de abstinência alcoólica (confidenciada por um Ministro do Governo), estas bravatas tem diminuído.
O gozado é que esta divulgação é feita na véspera do Carnaval. Por que será? Coincidência? Pode ser. Vamos ver se na volta do Carnaval os comentaristas da área econômica e política se manifestam.
O que me chama atenção vendo o quadro comparativo acima, é que os únicos setores onde houve crescimento foram : Consumo do Governo, Administração Pública e Extrativa Mineral. Este último com certeza devido a Petrobrás e Vale do Rio Doce que continuam a todo vapor. E os dois primeiros devido ao espetáculo do crescimento virtual. Muita viagem, muito cartão de crédito, muito combustível de avião, muita operação tapa-buraco, muita bebida e supérfluos, fazendo lembrar outras republiquetas aqui da américa latina.

Já este outro quadro, também do Globo Online, mostra que conseguimos uma vitória: Ganhar do Haiti!

Outra curiosidade é que a renda "per capita" cresce há dois anos. Pela ótica da minha "capita" não vejo isto no meu bolso. Para onde está indo? Pode ser que esteja indo para o Caixa 2 do PT e aliados. Ou será que para a empresa do filho do Lulla. Acho é que está indo para o bolso dos banqueiros!

Nenhum comentário: